sexta-feira, 22 de julho de 2011

PROJETO TEJUFLORA

O Projeto Tejuflora tem como objetivo principal capacitar jovens para produção de mudar de hortaliças, plantas ornamentais e frutíferas. É um projeto da Secretaria de Ação Social do município de Tejuçuoca, situado no Horto das Timbaubas no Complexo do Parque de Exposições Joãozão.  
Hoje, o projeto Tejuflora capacita 20 jovens que recebem uma bolsa e incentivo da Prefeitura de Tejuçuoca, e em parceria com SEBRAE que envia um técnico para o curso que costa de aulas práticas e consultoria, no total de 600 horas no período de oito meses.
Segundo o Coordenador Denis Barroso, o projeto Tejuflora, trará renda para os jovens que futuramente produzirão mudas de plantas ornamentais e frutíferas para comercializarem na região.
Para o Técnico de SEBRAE Ramon, os produtores da região ainda não atentaram para esse tipo de cultura que gera muita renda a baixo custo de produção, mas com esse incentivo do SEBRAE futuramente essa realidade mudará.
Durante a Tejubode, os jovens do projeto Tejuflora comercializarão plantas ornamentais produzidas por eles durante o curso a preços acessíveis.

HISTÓRICO
Em Maio de 2008 foi lançado o Projeto Horto das Timbaúbas, a princípio nos moldes de uma horta comunitária, mas em parceria com o SEBRAE, Prefeitura de Tejuçuoca e a visão empreendedora do povo Tejuçuoquense, foi incorporado o Projeto Tejuflora, projeto esse que realiza curso para agricultores locais para o cultivo de Plantas Ornamentais e Medicinais.
O local escolhido para ser desenvolvimento o projeto fica às margens do rio Tejuçuoca, no complexo do Parque de Exposições Joãozão, onde encontramos a mata ciliar, arborizado por grandes timbaúbas, de onde surgindo daí o nome Projeto “Horto Municipal das Timbaúbas”.
Os canteiros de hortaliças geram renda para agricultores locais, pois seus produtos são comercializados no mercado local, escolas, creches e comunidade.

BLOG DO TEJUFLORA

TejuFlora

TejuFlora é um Projeto que envolve os jovens de Tejuçuoca gerando ocupação, emprego e renda aos jovens do nosso município.
TejuFlora é um projeto da Prefeitura Municipal de Tejuçuoca, Secretaria de Ação Social de Tejuçuoca, SEBRAE e do Governo Federal - MDS.


Fotos TejuFlora

Estrutura - Tejuflora (Canteiros)
Palestras
Aulas de Campo
Aulas Práticas
Colocando em Prática
Aula de Arranjos Florais
Produção TejuFlora 

Fotos TEJUFLORA


Histórico TEJUFLORA

No dia 02 de Maio de 2008 reuniram-se na Secretaria do Trabalho e Ação Social de Tejuçuoca a convite da Secretária Srª Irene Mota, gestores e representantes das demais secretarias com o intuito de formar o grupo gestor do Projeto Horto das Timbaúbas. A princípio o projeto foi idealizado nos moldes de uma horta comunitária,mas, tendo em vista a parceria constante do SEBRAE junto a este município e a visão empreendedora do povo Tejuçuoquense foi agregado ao mesmo o cultivo de Plantas Ornamentais e Plantas Medicinais.


O grupo gestor do projeto ficou formado pela Srª Lúcia de Fátima Gondim (Secretária de Turismo), Sr: Eliseu Joca( Assessor cultural), Srª Irene Mota (Secretária do Trabalho e Ação Social); Elaine Severo (Nutricionista); Milena Brasil(Psicóloga do CRAS); Valéria Rocha (Assis. Social do CRAS); Francisco Carlos (Secretário de Educação); Vera Silvia Temóteo (Secretária de Saúde); Maria Carla Ferreira e Joelice Santos (Representando a Secretária do Desenvolvimento Rural). Na ocasião foi indicado o nome da jovem Marliete Farias Sousa para coordenar o Projeto. O convite foi aceito e obteve a aprovação dos adolescentes.


O terreno escolhido para ser desenvolvimento o projeto fica às margens do rio Tejuçuoca, onde encontramos resquícios da mata ciliar, arborizado por 07 (sete) grandes timbaúbas, importantes, imponentes e seculares, surgindo daí o nome Projeto “Horto Municipal das Timbaúbas”.


No dia 31 de julho de 2008 o grupo gestor se reuniu com o grupo de convivência da 3ª idade da sede “ATIVAIDADE”, tendo como pauta a apresentação do projeto ao grupo. Foi enfatizado o caráter inclusivo do mesmo e feito o convite para o resgate do cultivo de plantas medicinais, alguns idosos abraçaram a idéia e além da plantação de canteiros, irão confeccionar um exemplar de receitas de remédios caseiros.


Os canteiros de hortaliças ficaram sobre a responsabilidade de cinco famílias, cada uma comprometida com 10 canteiros. Atualmente as famílias estão comercializando com o mercado local, escolas, creches e comunidade.


A Srª Lúcia de Fátima, Secretária de Turismo, ficou encarregada de mediar junto ao SEBRAE uma consultoria na área de cultivo de flores ornamentais. No dia 16 de julho de 2008, reuniram-se na secretaria do Trabalho e Ação Social o comitê gestor, 32 adolescentes e o consultor do SEBRAE, Sr; Edson Westin que fez uma explanação do seu trabalho junto a estas iniciativas de geração de renda e inclusão social. O mesmo realizou dinâmica envolvendo tema Meio Ambiente, convivência com o semi-árido aproveitando suas potencialidades. Todos tiveram oportunidade de esclarecer suas dúvidas e colocar suas expectativas.


No dia 20 de julho de agosto de 2008 reuniram-se na Secretaria do Trabalho e Ação Social, os membros do grupo gestor, os agentes ecológicos da Escola São Pedro e os beneficiários direto do projeto. Na ocasião o assessor cultural Sr; Eliseu Joca enfatizou a visibilidade que este projeto trará ao nosso município e principalmente a quebra de paradigmas, onde culturalmente percebe-se a agricultura como algo que pertenceu aos pais e avós. 20(vinte) adolescentes irão participar do projeto. A Srª Lúcia de Fátima convidou a todos a se fazerem presentes a feira de floricultura que se realizará em Fortaleza no mês de Setembro.


No dia 05 de novembro de 2008 o grupo esteve reunido para discutirem a montagem da estufa que será utilizada para a plantação de cactos e fores que se adaptam ao semi-árido, o que está sendo trabalhado na teoria através de assistência técnica semanal realizada pelo consultor do SEBRAE Sr: Edson Westin.


Os beneficiários do projeto Horto das Timbaúbas participaram de uma capacitação de 120h, que teve início no dia 18 de novembro e finalizou-se no dia 22 de janeiro abrangendo os seguintes temas:
––– Educação Ambiental – 40h – Eliseu Joca (paisagista)
––– Formação Social – 40h – Milena Brasil (psicóloga) / Valéria Rocha – (assistente Social)
––– Educação e Nutrição Alimentar – 40h – Elaine Severo (nutricionista)


Nos dias 25 a 27 de novembro de 2008, o grupo do Projeto Horto das Timbaúbas participou da X Agroflores (Seminário da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais do Estado do Ceará) na sede do SEBRAE em Fortaleza.


No dia 08 de novembro deu-se início a montagem da estufa com o acompanhamento técnico do SEBRAE.


No dia 08 de dezembro de 2008 finalizou-se a montagem da irrigação dos canteiros de hortaliças. No dia 30 de janeiro de 2009 com o intuito de apresentar ao grupo experiências exitosas no âmbito do cultivo de flores em estufa, o SEBRAE proporcionou aos adolescentes condições de deslocamento até a cidade de Pacoti.


No dia 05 de fevereiro de 2009 o grupo fez seu primeiro planejamento do cultivo e colheita de crisântemo em jarro para ser colhido e comercializado no dia 10 de maio de 2009 (Dias das mães). Na ocasião estava presente coordenando o planejamento o Sr: Rogério (Coordenador de Agronegócios SEBRAE/CE) e seu assessor Ramon Farias, o consultor técnico Edson Westin e a Secretária de Ação Social do município Sr: Irene Mota. Os adolescentes aproveitaram à ocasião e batizaram o nome do grupo de TEJUFLORA.


No dia 26 de fevereiro de 2009 foi inaugurado o Horto Municipal das Timbaúbas e Horta Comunitária. Estiveram presentes a solenidade o prefeito Municipal Sr: Edilardo Eufrásio, todo seu secretariado, vereadores, lideranças; Sr: Rogério----(Representando o SEBRAE) do Ministério do Desenvolvimento Social; Sr João Augusto de Freitas (Coordenador Geral de apoio a Agricultura Urbana), beneficiários do projeto e comunidade em geral.


No dia 09 de março o grupo TEJUFLORA participou do curso de mudas viveristas e mudas enxertadas, que teve como instrutor Jailson Sousa, técnico do SENAR, carga horária de 40h.


Nos dias 30 e 31 de março o grupo foi capacitado pelo consultor do SEBRAE, Sr: Kleider Alves. O curso de mudas frutíferas com o instrutor Jailson Sousa, Técnico do SENAR com a carga horária de 40h, aconteceu de 21 a 25 de abril.


No dia 02 de abril iniciamos a pré-venda dos vasos de flores para o dia das mães. A divulgação foi feita na Rádio local, escolas, comércios, etc.


O grupo TEJUFLORA se fez presente à exposição EXPOINVERNO em Fortaleza.


Com a aproximação dos dias das mães foi solicitado o curso de arranjos florais e artificiais, que se realizou do dia 05 a 09 de maio de 2009. Nos dias 08 ao dia 10 de maio realizamos as vendas e entregas dos vasos de flores. Recebemos 79 vasos de crisântemos do consultor do SEBRAE Edson Westin que foram vendidos, finalizando com sucesso às vendas dos dias das mães.


Semanalmente o técnico e consultor do SEBRAE Sr: Edson Westin desenvolve atividades com o grupo TEJUFLORA de:
––– mudança de adubação.
–––combate às pragas
–––orientações técnicas, etc.


Sob a sua orientação avaliamos as nossas atividades, discutindo às ações realizadas, resultados obtidos, facilidades e dificuldades que encontramos no exercício do nosso trabalho.


No dia 16 de junho de 2009. Foi designado 05 componentes do grupo á participar do PECNORDESTE. O XIII Seminário Nordestino de Pecuária. Participaram da palestra: A arte de reciclar: transformando o lixo em artesanato.


Curso de Hortaliças orgânica, nos dias 16 á 19 de junho. Com a carga horária de 40h. Tivemos como instrutor Jailson Sousa, (técnico do SENAR). Varias atividades foram desenvolvidas no decorre do curso; Construção de 12 canteiros para o plantio hortaliças folhosas e de piquetes para o plantio de hortaliças-fruto como tomates, pimentão e abobrinha. Explicação do uso defensivos alternativos naturais como o Nim , urina de vaca, cinza de madeira etc.Enceramos com a entrega dos certificados dos cursos (Mudas viveirista) e (Fruticultura irrigada) na sede do Projeto Horto Municipal das Timbaúbas.


Tejubode feira de 30/31 de julho e 1/2 de Agosto de 2009, participou da feira 4 jovens, os mesmos participaram do curso de cultivo de palma forrageira.


14 de julho. Dia no campo, produção de mudas específicas nativas. SEBRAE/ com estagiários da UFC.
Curso. Feira de Agricultura Familiar Agroecologia em Tejuçuoca.
Fotos TEJUFLORA

Fórum de Agroecologia

Os jovens do Projeto TEJUFLORA participaram do Primeiro Fórum de Agroecologia Vale do Curu e Aracatiaçu e Encontro da Juventude Rural, que aconteceu nos dias 04 e 05 de Setembro no Centro de Pesquisas do DNOCS em Pentecoste-Ce.

No Fórum os jovens tiveram:
Conferência: Agroecologia – estratégias para uma agricultura sustentável em territórios rurais e estratégias de comercialização. Representante do Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDA

Apresentação de experiências em Agroecologia e Economia solidária
Experiêncas de agentes multiplicadores
Gilberto Bezerra (Canafístola) / Everardo Alves (Lagoa das Pedras)
Produção de doces de frutas 
Alexandre Rodrigues Ferreira, Manoel Teodoro viera, Fabíola Maria Ferreira(Trairi)
Jovens empreendedores 
Aurigeli Barbosa, Dilma Marinho(Apuiares)
Produção de flores de convivência com o Semiárido 
Representantes da Tejuflora - Tejuçuoca

Minicursos
Manejo Agroecológico no Semi-Árido Narciso Mota – Fundação Konrad Adenauer

Significados e Princípios da Economia Solidária
Selma Alcântara, Núcleo de Economia Solidária - NUSSOL

Políticas públicas para a juventude
Afrânio Cordeiro , Coordenador da Pastoral da Juventude – Itapipoca

Empreendedorismo do Jovem Rural Eugênio Costa, Instituto Sesemar

Apresentação de experiências de agricultura com base ecológica


Juventude e agroecologia
Francisco Nazareno Rodrigues de Sousa - Assentamento Escalvado

Horta comunitária
Valdeir de Sousa, Uirapuá

Agentes Multiplicadores em Agroecologia
Palestra: Educação e Interiorização do Desenvolvimento Local
Prof. Eduardo Girão - Escola de governança - Fortaleza

Planejamento/Discussão de estratégias para o fortalecimento da agroecologia e da constituição do Fórum Cearense de Agroecologia.




FONTE: http://tejuflora.blogspot.com/2009/09/tejuflora.html

0 comentários:

Postar um comentário