segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

INSS VAI PAGAR ATÉ R$ 4.159 AO MÊS PARA FAMÍLIAS DE PRESOS.


Fique sabendo! Famílias de presos poderão receber até R$ 4.159 ao mês do INSS(Instituto Nacional do Seguro Social) pelo auxílio-reclusão. A informação foidivulgada no portal de notícias R7.

(Reprodução)
De acordo com a publicação, o valor do benefício varia de acordo com a contribuição do segurado à Previdência Social e parte de um salário mínimo (R$ 678). Entenda as regras de concessão no quadro abaixo. O teto do auxílio é o mesmo da aposentadoria e segue a correção prevista em lei. No ano passado, o valor máximo era de R$ 3.912, mas acaba de ser corrigido em 6,2% pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) para quem ganha acima de um mínimo em 2013.

Do total de 549.577 presos em todo o País, apenas 38.362 recebem o auxílio-reclusão. Eles custam R$ 37.6 milhões ao mês aos cofres da Previdência Social, informa o próprio órgão. O valor médio pago às famílias dos detentos é de R$ 981,79 mensais.

Ainda segundo informações do R7, os dependentes começam a receber o benefício em até 30 dias. Em caso de fuga, o auxílio-reclusão é suspenso.

Momento Verdadeiro| Fonte: R7.

domingo, 13 de janeiro de 2013

PERIGO EM PENTECOSTE: TELHADO DO GINÁSIO CARNEIRÃO AMEAÇA CAIR!


O Município de Pentecoste tem muitas obras em sua infra-estrutura adquiridas em gestões anteriores a atual, até por que com os poucos dias da administração da Ivoneide Moura ainda não deu tempo para arrumar a casa.

Sabemos de muitas obras que está se deteriorando e que precisa urgentemente de reformas, já que a administração "das construções e das reformas", Administração Novo tempo, que terminou com os dois mandatos do ex prefeito João Bosco deixou mutas obras inacabadas.

Podemos enumerar vários serviços malfeitos como a reforma do hospital que ainda hoje não foi concluída, a construção de um matadouro que só tem dado problemas, a reforma do centro de abastecimento que com a primeira ventania que deu o telhado veio abaixo e muitas outras.

Mas por volta do meio dia deste sábado, (12), presenciamos uma cena muito perigosa que é parte do telhado do Ginásio Carneirão prestes a desabar, o que poderia causar uma tragédia se uma dessas telhas cair em cima de alguém, já que fica em plena praça.

Ao assistir o vídeo verá que se não for tomada as devidas providencias com urgência, e com o índece de jovens e crianças que frequentam o local, pode haver um grande acidente que já está sendo anunciado como podemos ver nas imagens.

Solicitamos com urgência da secretaria de obras de Pentecoste que tome as devidas providencias no sentido de sanar o problema.

Só lembrando que em 2012 por pouco não houve uma grande tragédia com fios soltos e eletrizados que estava dando choque em quem passasse perto.




quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

CRONOGRAMA SISU 2013


Período de inscrições
Fique atento ao período de inscrições!
De 7 de janeiro a 11 de janeiro

Para se inscrever você precisa ter feito o Enem 2012 com nota maior que zero na redação. Tenha em mãos o número de inscrição e senha no Enem 2012.

No portal você encontra todas as informações que precisa para ficar por dentro do Sisu.

Antes de começar
A primeira coisa a fazer é confirmar os dados para o Sisu entrar em contato com você. Depois da atualização você está pronto para começar sua inscrição.


cronograma
  • 07/01 a 11/01
    Período de inscrições
  • 14/01
    Resultado da 1ª chamada
  • 18/01 a 22/01
    Matrícula da 1ª chamada
  • 28/01
    Resultado da 2ª chamada
  • 28/01 a 08/02
    Prazo para participar da Lista de Espera
  • 01/02 a 05/02
    Matrícula da 2ª chamada
  • 18/02
    Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data
ACESSE O PORTAL http://sisu.mec.gov.br/


1 - Conhecendo o Sisu
1.1 - O que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
1.2 - Como funciona o Sisu?
O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição.
Ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.
Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).
Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.
Serão feitas duas chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.
Candidato selecionado em 1ª opção:
O candidato selecionado em sua primeira opção não participará da chamada subsequente, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino para a qual foi selecionado. Por isso, o candidato deve ficar atento aos prazos: se for selecionado em primeira opção, só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula, pois não será convocado na chamada seguinte.
Candidato selecionado em 2ª opção:
O candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a respectiva matrícula na instituição, continuará concorrendo, na chamada subsequente, à vaga que escolheu como primeira opção.
Assim, se na chamada subsequente o candidato já matriculado na sua segunda opção for selecionado em sua primeira opção (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo), a realização da matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.
Lista de Espera:
Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas.
Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.
Podem participar da lista de espera, os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares, assim como os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula.
A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato. Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas é feita pela instituição.
1.3 - Quais as instituições e cursos participantes do processo seletivo do Sisu 1º/2013?
São 101 instituições públicas de ensino superior participantes do processo seletivo 1º/2013. Veja a lista das instituições participantes e quantidade de vagas e a lista dos cursos oferecidos.

2 - Inscrições
2.1 - Quem pode se inscrever no Sisu 1º/2013?
Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem 2012 e que tenham obtido nota maior do que zero na redação. É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.
2.2 - Participei do Sisu em etapas anteriores e fui selecionado, posso concorrer nesta edição?
Sim, caso tenha feito o Enem 2012.
2.3 - Estou atualmente matriculado em uma instituição de ensino superior, posso concorrer no processo seletivo do Sisu 1º/2013?
Sim, caso tenha feito o Enem 2012. Caso seja uma instituição pública, ressaltamos que o estudante de graduação não pode ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior, conforme regulamentado pela Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009.
2.4 - Como é feita a inscrição no Sisu?
A inscrição no Sisu deverá ser realizada, necessariamente, com o número de inscrição e a senha no Enem 2012. Assim, caso o candidato não se lembre de seu número de inscrição ou de sua senha, deverá recuperá-la no sítio do Enem.
2.5 - É cobrada alguma taxa para a realização da inscrição?
A inscrição é feita exclusivamente pela internet, por meio da página do Sisu, e sem a cobrança de taxas.
2.6 - Qual o horário de inscrição no Sisu?
O Sisu ficará disponível para inscrição dos candidatos do dia 7 de janeiro de 2013 até as 23h59 do dia 11 de janeiro de 2013. Durante o período de inscrição, o sistema estará aberto durante todo o dia, de forma ininterrupta. Será considerado o horário oficial de Brasília.
2.7 - Quais os documentos necessários para fazer a inscrição no Sisu?
Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2012.
É necessário, no entanto, que ao fazer sua inscrição, o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.
2.8 - O candidato pode imprimir o comprovante de sua inscrição?
Sim. Ao finalizar a inscrição, o sistema possibilita ao candidato imprimir seu comprovante.
2.9 - Depois de concluir sua inscrição, o candidato pode modificar suas opções?
Sim. É permitido ao candidato, durante o período de inscrição, de 7 a 11 de janeiro de 2013, modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

3 - Senhas e número de inscrição no Enem
3.1 - Como recuperar o número de inscrição ou a senha no Enem 2012?
Caso o candidato tenha perdido seu número de inscrição ou sua senha no Enem 2012, deverá recuperá-la na página do Enem.
3.2 - É necessário cadastrar uma nova senha para acesso ao Sisu?
Não. O acesso ao Sisu 1º/2013 deve ser feito, exclusivamente, com a senha no Enem 2012. Caso o candidato tenha perdido seu número de inscrição ou sua senha no Enem 2012, deverá recuperá-la na  página do Enem.
3.3 - Posso acessar o Sisu 1º/2013 com a senha cadastrada em edições anteriores do Sisu?
Não. O acesso ao Sisu 1º/2013 deve ser feito, exclusivamente, com a senha no Enem 2012.

4 - Notas do Enem
4.1 - Como são informadas, no Sisu, as notas do candidato no Enem 2012?
No momento que o candidato insere no sistema o seu número de inscrição e a senha no Enem 2012, o Sisu recupera, automaticamente, as suas notas obtidas no exame.
4.2 - As instituições adotam pesos diferentes para as notas do Enem 2012? Como o Sisu calcula a nota nestes casos?
Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem 2012. Assim, quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem 2012, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota, que será informada ao candidato.
4.3 - É possível que um mesmo candidato tenha notas diferentes para cursos diferentes?
Sim. Como as instituições participantes do Sisu podem atribuir pesos diferentes ou bônus nas provas do Enem 2012 para cada curso, a nota do candidato pode variar de acordo com os parâmetros definidos pela instituição.
4.4 - É possível que um mesmo candidato tenha notas diferentes para o mesmo curso?
Sim. As instituições participantes do Sisu podem, eventualmente, adotar um bônus a ser atribuído à nota dos candidatos como forma de política afirmativa. Deste modo, a nota do mesmo candidato irá variar caso ele opte pela modalidade de ampla concorrência ou pela modalidade de ação afirmativa, com bônus.

5 - Nota de Corte
5.1 - Como é calculada a nota de corte de cada curso que o Sisu informa como referência?
Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.
5.2 - O que é a classificação parcial?
Durante o período de inscrição, o candidato poderá consultar, em seu boletim na página do Sisu, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Essa classificação é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e em seu boletim de acompanhamento o candidato pode consultar a sua classificação e resultado final.

6 - Vagas ofertadas
6.1 - Todas as vagas oferecidas nesta edição do Sisu são para ingresso no 1º semestre de 2013?
Não. Algumas instituições podem ofertar vagas para o 1º e para o 2º semestre de 2013.
6.2 - O estudante pode optar pelo ingresso no 1º ou no 2º semestre?
Não. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de classificação dos estudantes. No entanto, o período de matrícula na instituição é o mesmo para todos os estudantes selecionados.
6.3 - Há oferta de vagas para cursos na modalidade de ensino a distância no Sisu?
Não, neste processo seletivo somente serão ofertadas vagas para cursos presenciais.
6.4 - Há oferta de vagas específicas para políticas de ações afirmativas no Sisu?
Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas). Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam, ainda, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias.
Assim, em determinados cursos, pode haver três modalidades de concorrência: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) e vagas destinadas às demais ações afirmativas da instituição. O candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma destas modalidades, de acordo com seu perfil.
Dessa forma, durante as duas chamadas do Sisu, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem de 2012.
O sistema faculta às instituições a adoção de um bônus como forma de ação afirmativa. A instituição atribui uma “pontuação extra” (bônus), a ser acrescida à nota obtida no Enem pelo candidato. Nestes casos, o candidato beneficiado com a bonificação concorre com todos os demais inscritos em ampla concorrência.
Atenção: é de inteira responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada a política afirmativa e de que possui os documentos que serão exigidos pela instituição, no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada no boletim do candidato, napágina do Sisu, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula.
6.5 - É permitida a utilização de bônus à nota do candidato como forma de política de ação afirmativa no Sisu?
Sim. O sistema faculta às instituições a adoção de um bônus como forma de ação afirmativa. A instituição atribui uma “pontuação extra” (bônus), a ser acrescida à nota obtida no Enem pelo candidato. Nestes casos, o candidato beneficiado com a bonificação concorre com todos os demais inscritos em ampla concorrência.
6.6 - Qual a diferença entre: Bacharelado, Licenciatura, Tecnológico e Área Básica de Ingresso?
Bacharelado - curso superior generalista, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel.
Licenciatura - curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de licenciado.
Tecnológico - curso superior de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que confere ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo.
Área Básica de Ingresso - Área Básica de Ingresso designa uma situação em que uma única “entrada” possibilitará ao estudante, após a conclusão de um conjunto básico de disciplinas (denominado de “ciclo básico” por algumas instituições de educação superior), a escolha de uma entre duas ou mais formações acadêmicas. É comum em cursos cuja entrada é única para licenciatura ou bacharelado (História, Física, Geografia, etc.); ou em cursos como os de Letras, que dispõem de várias formações acadêmicas vinculadas.

7 - Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas)
7.1 - O que é a Lei de Cotas?
Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, garante a reserva de 50% das vagas, por curso e turno nas 59 universidades federais, nos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e nos 2 centros federais de educação tecnológica, a estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas.
7.2 - A Lei já foi regulamentada?
Sim, pelo Decreto nº 7.824/2012, que define as condições gerais de reservas de vagas, estabelece a sistemática de acompanhamento das reservas de vagas e a regra de transição para as instituições federais de educação superior. Há, também, a Portaria Normativa nº 18/2012, do Ministério da Educação, que estabelece os conceitos básicos para aplicação da Lei, prevê as modalidades das reservas de vagas, fixa as condições para concorrer às vagas reservadas e estabelece a sistemática de preenchimento.
7.3 - As cotas já valem para o Sisu 1º/2013?
Sim, todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu reservaram vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas.
7.4 - Quantas vagas foram reservadas pelo Sisu para a Lei de Cotas?
De acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas), a reserva de vagas pode ser implementada gradualmente. Por isso, cada instituição pode optar pelo percentual a ser reservado, garantindo, no processo seletivo do Sisu 1º/2013, pelo menos 12,5% de suas vagas para as cotas. Em 4 anos, ou seja, até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas.
7.5 - Como é feita a distribuição das cotas no Sisu?
Das vagas reservadas pelas instituições para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, metade é destinada para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio. O preenchimento das vagas leva em conta ainda critérios de cor ou raça, ou seja, um percentual das vagas são reservadas para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas em proporção igual a de pretos, pardos e indígenas na população da Unidade da Federação onde está localizada a instituição, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
7.6 - Como é feita a distribuição das cotas no Sisu?
De acordo com a Portaria Normativa nº 18/2012, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser calculada da seguinte forma:
I - calcula-se a soma dos rendimentos brutos recebidos por todas as pessoas da família a que pertence o estudante, levando-se em conta, no mínimo, os três meses anteriores à data de inscrição do estudante no processo seletivo;
II - calcula-se a média mensal dos rendimentos brutos recebidos; e
III - divide-se a média mensal dos rendimentos brutos recebidos pelo número de pessoas da família do estudante.
Para calcular a renda bruta recebida devem ser computados os rendimentos de qualquer natureza percebidos pelas pessoas da família, a título regular ou eventual, inclusive aqueles provenientes de locação ou de arrendamento de bens móveis e imóveis. Estão excluídos desse cálculo:
- os valores recebidos a título de:
a) auxílios para alimentação e transporte;
b) diárias e reembolsos de despesas;
c) adiantamentos e antecipações;
d) estornos e compensações referentes a períodos anteriores;
e) indenizações decorrentes de contratos de seguros;
f) indenizações por danos materiais e morais por força de decisão judicial; e
- os rendimentos recebidos no âmbito dos seguintes programas:
a) Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;
b) Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano;
c) Programa Bolsa Família e os programas remanescentes nele unificados;
d) Programa Nacional de Inclusão do Jovem - Pró-Jovem;
e) Auxílio Emergencial Financeiro e outros programas de transferência de renda destinados à população atingida por desastres, residente em Municípios em estado de calamidade pública ou situação de emergência; e
f) demais programas de transferência condicionada de renda implementados por Estados, Distrito Federal ou Municípios.
7.7 - Qual o conceito de família?
De acordo com a Portaria Normativa nº 18/2012, família é a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todas moradoras em um mesmo domicílio.
7.8 - Quem estudou em colégios militares pode concorrer às vagas reservadas às cotas por meio do Sisu?
Sim, todos os estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas podem se candidatar às vagas reservadas. Os colégios militares se enquadram no conceito de escola pública de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
7.9 - Quem cursou o ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos também pode concorrer às vagas reservadas?
Sim, os estudantes devem ter cursado o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
7.10 - Quem obteve certificação do ensino médio pelo Enem pode se candidatar pela reserva de vagas?
Sim, tanto quem obteve certificação do ensino médio por meio do Enem, pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Nestes casos, o estudante não pode ter cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular e deve ainda verificar as exigências da instituição para a qual deseja concorrer a uma vaga.
7.11 - O estudante precisa comprovar que atende aos requisitos da Lei de Cotas?
O estudante deve comprovar que atende aos requisitos para preenchimento das vagas reservadas na instituição para a qual foi selecionado. A análise e decisão quanto ao atendimento dos requisitos compete à instituição de ensino.
Atenção: é de inteira responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga reservada de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) e de que possui os documentos que serão exigidos pela instituição, no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada pelo sistema, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula.
7.12 - Como deve ser comprovada a cor ou raça dos estudantes selecionados pelo Sisu às vagas reservadas?
De acordo com a Lei de Cotas, o critério da cor ou raça é autodeclaratório.
7.13 - Como deve ser comprovada a renda dos estudantes selecionados pelo Sisu às vagas reservadas?
A renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser comprovada por documentação, de acordo com os critérios estabelecidos pela instituição para a qual o estudante tenha sido selecionado.
7.14 - O que acontece caso o estudante seja selecionado pelo Sisu às vagas reservadas e não comprove o atendimento aos requisitos exigidos pela Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas)?
O estudante que não comprovar o atendimento aos requisitos de acordo com os critérios da instituição para a qual foi selecionado perderá o direito à vaga.

8 - Resultado e Matrícula
8.1 - Como saber o resultado do Sisu?
O resultado do Sisu poderá ser consultado no seu boletim do candidato, nesta página, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone 0800-616161.
8.2 - Quais são os critérios de desempate?
No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios:
Maior nota obtida na redação;
Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
8.3 - Como devo proceder com a matrícula caso seja selecionado pelo Sisu?
O candidato selecionado pelo Sisu deverá verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula. O prazo para a realização da matrícula está definido no cronograma disponível na página do Sisu.
8.4 - É possível solicitar a transferência de curso?
O processo de transferência de curso em uma mesma instituição de ensino é regulamentado por cada instituição. Dessa forma, o candidato deve informar-se junto à instituição sobre as regras e procedimentos.
8.5 - Há algum auxílio (transporte, moradia etc.) para os estudantes selecionados?
Os programas de assistência estudantil são implementados diretamente pelas instituições, por isso os candidatos devem informar-se junto à universidade ou instituto para o qual deseja candidatar-se sobre os programas existentes.

9 - Lista de Espera
9.1 - Quem pode manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Sisu?
Os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.
9.2 - Como faço para participar da Lista de Espera do Sisu?
O candidato deverá acessar o sistema durante o período especificado no cronograma e, em seu boletim do candidato, clicar no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da Lista de Espera do Sisu.
Atenção: Certifique-se de que sua manifestação foi realizada. Ao finalizar a manifestação o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

10 - Sisu e Prouni
10.1 - O candidato que se inscreveu no Sisu também pode se inscrever no Prouni?
O candidato que se inscreveu no Sisu também pode se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni), desde que atenda aos critérios do programa. O Sisu 1º/2013 e o Prouni 1º/2013 utilizam o Enem de 2012 como critério para seleção dos candidatos. Caso o candidato seja selecionado nos dois programas deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga do Sisu, pois é vedado ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.
Lembramos que a pré-seleção em qualquer das chamadas do Prouni assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa respectiva, condicionando-se seu efetivo usufruto à regular participação e aprovação nas fases posteriores do processo seletivo, bem como à formação de turma no período letivo inicial do curso. Assim, o estudante pré-selecionado no Prouni somente deverá solicitar o cancelamento da matrícula em instituição de ensino superior pública e gratuita após a assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni.
10.2 - O bolsista do Prouni pode se inscrever no Sisu?
Sim, se tiver feito o Enem 2012, o bolsista do Prouni pode se inscrever no Sisu. Porém, se for selecionado pelo Sisu, deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga na instituição pública para a qual foi selecionado, pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do Prouni e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

11 - Próximo processo seletivo
11.1 - Quando é o próximo processo seletivo do Sisu?
O Sisu realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre
FONTE : http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas#conhecendo

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

“ÁGUA PARA TODOS” DESTINARÁ R$ 200 MILHÕES PARA O ESTADO


Comitê Estadual de Combate à Seca se reúne em Crateús e faz balanço das atividades, com anúncio de recursos

Crateús/Quixadá O Programa Água para Todos vai começar em 2013 pelos Sertões de Crateús, Inhamuns e Central. Os recursos são na ordem de R$ 200 milhões e serão implantados 1.350 sistemas de abastecimento de água em comunidades com até 50 famílias. É o que garante o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. Ontem, ele coordenou a reunião do Comitê Estadual de Combate à Seca, realizada em Crateús.

População cearense sofre com uma das seis piores secas dos últimos 50 anos. Na cidade de Quiterianópolis, o açude do município está completamente seco. No município de Tauá, para amenizar a situação, o governo está investindo no novo sistema de cisternas de plástico, complementando a rede de cisternas de placa. Enquanto isso, na zona rural de Quixadá, moradores reclamam que projeto de construção de uma adutora se transformou numa "obra fantasma". As famílias sofrem com a dificuldade de abastecimento e não sabem quando as obras serão concluídas. A Prefeitura de Quixadá assegura que a construção deverá ser retomada após solução de algumas pendências relativas a exigências de órgãos do Estado e federal.

Martins fez um balanço das ações realizadas até agora para minimizar os efeitos da estiagem no Estado. Também ouviu as demandas das lideranças políticas, representantes de entidades e dos trabalhadores rurais.

Sobre a distribuição do milho pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o secretário anunciou que estão garantidas 32 mil toneladas do produto para chegar em janeiro no Ceará. Também assegurou a distribuição do produto agora em dezembro para a região. Crateús recebeu ontem em torno de 200 mil toneladas no armazém local da Conab.

O prefeito de Crateús, Carlos Felipe, pediu prioridade para a região e mostrou a sua preocupação com um possível desabastecimento de água na cidade. "Estamos vivendo uma grande angústia, é uma calamidade. Somos a região que mais sofre com a falta de água e os efeitos da seca. Por isso, é justo que sejamos a região mais privilegiada no socorro. Queremos tratamento diferenciado para os sertões de Crateús e Inhamuns para atacar os problemas de forma mais firme", solicitou o gestor.

Os Sertões dos Inhamuns é uma das regiões mais afetadas pela seca. Os municípios enfrentam graves problemas com relação ao esvaziamento das reservas hídricas e a alimentação para o rebanho. A próxima reunião no interior acontecerá em Salitre, no dia 7 de janeiro.

De acordo com a Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), representada no encontro pelo técnico Nicolas Favre, alguns municípios da região não enviaram relatórios contendo as demandas para o Comitê, por isso não estão sendo atendidos com as ações emergenciais.

Verba federal
O Ceará já recebeu R$ 841 milhões para as ações de combate à seca, entre Operação Pipa, coordenada pelo Exército Brasileiro e Defesa Civil, venda de milho para a alimentação animal pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), pagamento e antecipação do Garantia Safra, instalação de poços profundos e construção de cisternas. Os números fizeram parte do balanço feito pelo secretário.

"Apresentamos aqui um balanço das ações do Comitê nesse momento de dificuldades, em que o Governo do Estado está fazendo todo o esforço para amenizar os efeitos da estiagem. Hoje, no Ceará, não temos problemas de pessoas passando fome como há alguns anos. Enfrentamos problemas com falta de água e de milho para os animais, mas isto está sendo amenizado", relatou o secretário, após citar números e ações do Comitê.

Carlos Felipe relatou a realidade do Açude Carnaubal, reservatório que abastece Crateús e que está com apenas 13% de sua capacidade hídrica. Citou os municípios de Quiterianópolis e Ipaporanga como em situações críticas na região. "Podemos precisar de uma intervenção urgente aqui em Crateús com uma adutora, no Carnaubal. O socorro mais próximo viria do Araras, a 150Km. Isso nos preocupa muito", analisou.

O prefeito eleito de Ipaporanga, Antônio Alves Melo, conhecido como "Toinho Contábil", cobrou da SDA providências urgentes para o município, um dos mais sofridos com a carência de água. "Muitas das ações citadas pelo secretário deixam a desejar no município. Estamos sem água potável no reservatório que abastece a cidade e estamos recebendo água de Poranga, cujos carros-pipas circulam em estrada precária, que liga Poranga à Ararendá. Não há instalação nem limpeza de poços e desde outubro não vimos carros-pipas", destacou o líder político.

Segundo Nelson Martins, Ipaporanga está incluída na listagem de municípios que não enviaram as demandas. "Mesmo assim vamos atender", garantiu o secretário.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Crateús (STTR), Antônio Ximenes, elogiou as ações desenvolvidas pelo Comitê e governos do Estado e Federal. Avalia, porém, que o secretário deveria ter vindo mais cedo à região mais sofrida do Estado. "Há vários programas que amenizam a nossa situação, mas o secretário deveria ter vindo aqui antes. Estamos já no fim do ano e sofremos desde o início de 2012".

Conforme a SDA, os maiores reclames nos municípios dizem respeito à falta de água e problemas na distribuição do milho. O secretário disse que o governo, por meio da Operação Pipa, está atendendo 110 municípios. Em breve elevará esse atendimento para 180 municípios, somando os atendidos pelo Exército e pela Defesa Civil para minimizar a situação de falta de água.

De acordo com ele, poços profundos estão sendo instalados em vários municípios com vistas a propiciar água para as comunidades. O Garantia Safra foi citado por Martins como "o Ceará é o melhor Estado do País com relação ao Garantia Safra". São beneficiados 240 mil agricultores no Estado. Segundo ele, estão garantidas 350 mil vagas para 2013. O Ceará já cadastrou 310 mil agricultores para o ano que vem.
Sertão Central
Enquanto isto, moradores da comunidade de Várzea da Onça, há cerca de 20Km do Centro de Quixadá, resolveram denunciar o desperdício de uma obra pública. Segundo eles, uma adutora, cujas obras foram concluídas no início do ano, se transformou em uma "obra fantasma".

Como a água do carro-pipa é pouca para atender mais de 500 famílias, havia a expectativa do serviço de abastecimento ser iniciado o mais rápido possível, principalmente agora, durante a seca, conforme reclama a agricultora Fátima de Lima.

Por conta da escassez de água, o consumo na família está sendo o menos possível, até mesmo para banho das pessoas. A água despejada nas cisternas da vila onde mora só dá mesmo para matar a sede. A alternativa, na opinião dela, é aumentar o número de viagens do carro-pipa até as chuvas começarem a cair novamente. Até alguns meses, a desilusão era apenas com o fato a água encanada não passar na porta da sua casa.

Todavia, a situação deverá continuar ruim. Os moradores do Assentamento Boa Vista, de onde está previsto o bombeamento da água para a adutora, não permitiram a captação do açude situado naquela área federal, segundo explicou o aposentado Cícero Graciano de Lima. O reservatório está com baixo volume e ainda serve de fonte para os carros-pipas.

Por conta da situação e do agravamento do colapso de abastecimento de água, as famílias não descartam a possibilidade de retornarem para a cidade. Na região, apenas a área urbana de Quixadá não tem problema com falta de água.

Conforme a diretora do Departamento de Governo e Projetos de Quixadá, Angela Vidal Lima, a obra está paralisada. Apenas 50% do projeto foi concluído. Existem várias pendências administrativas, a maioria delas cobradas pela Funasa. Uma delas está na mudança da unidade de medida da tubulação. Mas o principal entrave está na licença de regulamentação de instalação da obra, fornecida pela Semace. Não há previsão para início de funcionamento da adutora. "Os trabalhos para solução das pendências continuarão", acrescentou.

Segundo ela, o Incra autorizou a captação de água do açude do Assentamento Boa Vista. A empreiteira responsável pela execução do projeto aguarda apenas o sinal verde da administração municipal para completar o serviço, orçado em R$ 561 mil. Até agora, pelos cálculos do Departamento de Projetos, foram liberados R$ 200 mil.

A contrapartida assegurada do município é de 5% do valor orçado. Os recursos financeiros estão garantidos.

Abastecimento
110 municípios cearenses estão sendo atendidos pela Operação Pipa. No entanto, a meta do governo é ampliar este número para 180 cidades

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Beneficiários do Bolsa Família devem realizar o recadastramento até o dia 31 de Dezembro.


Até o dia 31 deste mês, 566,1 mil famílias beneficiárias do Bolsa Família precisam atualizar suas informações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS. Das 1,5 milhão de famílias que devem fazer a revisão dos dados, 37,1% ainda não procuraram a gestão do Programa em seus Municípios. Aquele que não se recadastrar terá o benefício bloqueado.

Esses beneficiários estão há dois anos sem renovar as informações no Cadastro Único. A revisão cadastral é importante para verificar se as famílias mantêm as condições para o recebimento do benefício, entre eles a renda mensal de até R$140,00 por pessoa. Para fazer a atualização cadastral, a família deve levar os documentos comprovando renda, residência, escolaridade e dados pessoais de todos seus integrantes.

O Bolsa Família atende 13,8 milhões de famílias em todos os Municípios, com a transferência mensal de R$1,9 bilhão de recursos públicos federais.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ENCERRADO OS CURSOS DE VENDEDOR E EMPREENDEDORISMO DO SENAC


Na noite desta quarta-feira, 28 de novembro, realizou-se no espaço da feira livre MARIA ADÉLIA, o encerramento dos CURSOS DE VENDEDOR E EMPREENDEDORISMO, ministrados pelo SENAC.

Cerca de 30 jovens concluíram com êxito os respectivos cursos com uma bela exposição de seus produtos. Além da exposição, o evento contou ainda com apresentações culturais e um desfile de moda, com peças confeccionadas e customizadas pelos próprios cursistas.No final, muitos aproveitaram a exposição para comprar algumas peças.
 
O evento foi realizado pelo SENAC em parceria com a Prefeitura Municipal de Tejuçuoca e secretaria de Ação Social do Município. 

A carreta do SENAC encontra-se desde o período do TEJUBODE realizando capacitação dos jovens do município.

Estiveram prestigiando o evento, a secretária de Ação Social Valdelúcia Andrade, a secretária de Turismo Carla Emanuele, a secretária de Saúde Jocelma Barreto, a Chefe de gabinete Lenira Eufrásio, o Artista Plástico Elizeu Joca, além da Primeira dama eleita Kezinha Bernardo acompanhada da senhora Heraclides Forte.

CONFIRA AS FOTOS: